segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Pirâmide de Maslow


Está muito clara a importância da conexão emocional e psicológica entre uma marca e o consumidor desta marca. Com o crescimento da oferta geral de bens, produtos e serviços ao longo das décadas (processo iniciado na revolução industrial), houve uma natural comoditização de quase todos os setores e tornou-se cada vez mais importante do papel da marca no momento de tomada de decisão de compra. Mas como em qualquer relação onde deve obrigatoriamente haver reciprocidade e por mais que você se esforce para aproximar e cativar seu cliente, você conseguirá ser responsável por no máximo 50% deste processo de fidelização. E por quê? Simples. Porque os consumidores são seres com vontades e motivações próprias.
Ao longo dos anos diversas teorias sobre motivação dos seres humanos foram escritas. Algumas delas são as bases para o raciocínio lógico que encontramos presentes nos mercados de comunicação e administração. Uma destas Teorias, e que é até hoje uma das mais citadas, é a famosa Teoria de Maslow.
Abraham Maslow identificou que os seres humanos são motivados por necessidades específicas mas que nem sempre são iguais, variando muito de acordo com o momento vivido pelo indivíduo.
A partir disto, Maslow concluiu que a lógica humana das motivações segue a seguinte hierarquia, disposta da mais urgente para a menos urgente:
1.Necessidades Fisiológicas; (a mais urgente) : do Corpo, aparecem na base da pirâmide e são básicas para a sobrevivência (alimento, repouso, reprodução).
2.Necessidades de Segurança: constituem o segundo nível da pirâmide. Trata-se da autopreservação, ou seja, de evitar o perigo físico, evitar a privação das necessidades fisiológicas, buscar a estabilidade.
3.Necessidades Sociais (amor e relacionamento): as pessoas sentem necessidades de serem aceitas e de pertencerem a grupos estabelecendo assim relações de amizade, afeto e amor. Quando não satisfeitas, tornam-se hostis, solitárias e deprimidas.
4.Necessidades de Estima: Nesta fase as pessoas passam a sentir necessidade de estima, ou seja, tanto de auto-estima quanto de reconhecimento por parte dos outros. Querem prestigio, status e consideração.
5.Necessidades de Auto-realização (a menos urgente): Aqui começa a predominar a necessidade de realizar aquilo de que se é capaz e que realmente se gosta de fazer. São as necessidades mais elevadas e estão no alto da pirâmide de Maslow.
Desta forma, a Teoria de Maslow aponta que em geral um indivíduo deverá satisfazer uma necessidade mais urgente para passar para a próxima necessidade. Por exemplo, um homem que não tem onde morar (Necessidade 1) não terá interesse em ser considerado o funcionário do mês de sua empresa (necessidade 4) e também não estará preocupado se foi descoberta a cura pra uma doença rara (necessidade 5). Assim que ele conseguir um teto para morar, ele conseguirá ver a próxima necessidade de forma relevante, pois já não terá mais aquela preocupação anterior, liberando assim esse gap que antes estava ocupado.